quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Uia... falei, falei mas não expliquei o básico



Tenho notado que muita gente fala que tem que se usar camisinha, mas é sempre bom lembra COMO devemos usá-la. Afinal tem muita gente começando agora e  não sabe. E não é vergonha nenhuma não saber. Como diz o ditado: "vergonha é roubar e não poder carregar "ou nesse caso, vergonha é não saber e não perguntar pra quem sabe. Por isso aí vai a dica. A escolha certa é usar a camisinha direito, ok?
Beijos da M.L

Camisinha sim!!! E sempre!




Pessoas, olhem que interessante a reportagem que eu achei no site http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI126587-EI1518,00.html  sobre a importância da camisinha. Sei que vocês já ouviram falar disso N vezes, mas nunca é demais repetir. Principalmente porque o vírus da AIDS vem se alastrando cada vez mais entre os adolescentes. Isso acontece porque adolescente é bicho estranho. ele acha que tudo de ruim que acontece só acontece com os outros. Isso é normal nessa fase. Afinal, essa transição da infância para a idade adulta traz tanta novidade que a tendência é a gente querer experimentar sempre mais coisas novas e testar nossos limites o tempo todo. Mas uma coisa é certa: A vida não é brincadeira. A vida é pra valer. E costuma punir quem brinca com ela. Por isso dêem uma lida nessa reportagem, ok? Depois reflita e decida: o que vale mais a pena? Arriscar-se a ter uma g doença terrível por causa de uma aventura ou dormir tranquilo o resto da noite sabendo que vai ter muitas outras noites de amor e sexo com saúde pela frente. Pense e faça a escolha certa.

Quando devo colocar a camisinha?Desde o início da transa, ou seja, quando começa a haver contato entre o pênis e a vagina (ou o ânus). Isso é fundamental tanto para se evitar a gravidez quanto a transmissão de doenças.
Usar duas camisinhas ao mesmo tempo protege mais?
Não. O atrito entre o latex das duas camisinhas pode até fazer com que estourem. Para quem não se sente seguro com as camisinhas comuns, o ideal é usar as que têm maior espessura.
A mesma camisinha não pode ser utilizada mais de uma vez?
Não. A camisinha foi feita para usar e jogar fora. E nem pense em lavar e usar de novo - a lavagem prejudica a resistência do latex.
Por que as camisinhas estouram?
Em geral, por mau uso: ou são colocadas do avesso, ou estão cheias de ar, ou a lubrificação é insuficiente. Evidentemente, também é preciso prestar atenção ao selo de qualidade do Inmetro e à data de validade.
Existe risco de gravidez e contágio de Aids, mesmo usando a camisinha?
A camisinha é a melhor forma de proteção. Seu uso correto evita a transmissão do vírus da Aids, das DSTs e da gravidez. Mesmo assim, existe um pequeno risco. Ela é considerada segura em 95% das vezes, pois há a possibilidade de que ela arrebente durante a transa, ou que seja colocada tarde demais, etc.
O que fazer se a camisinha estourar?
Interromper a relação, lavar a vagina e o pênis com água corrente e sabão e, só então, prosseguir a relação sexual com outra camisinha. No dia seguinte, o casal deve procurar o médico para escolher algum anti-concepcional de emergência (como a pílula do dia seguinte), se houver necessidade. Por precaução, é bom fazer o exame de Aids três meses depois.
Camisinha dá alergia?
Cerca de 1% das pessoas tem alergia ao látex (borracha utilizada na fabricação das camisinhas). Outros 1% tem alergia às substâncias químicas (espermicidas e lubrificantes) que existem em alguns tipos de preservativos. Quem notar qualquer alteração com o uso da camisinha, deve experimentar aquelas sem nenhum tipo de espermicida ou lubrificante ou então a camisinha feminina.
As camisinhas de poluiretano são anti-alérgicas?
Provocam menos alergia que o latex. As camisinhas femininas são feitas deste material, e é possível importar camisinhas masculinas deste material.
As camisinhas coloridas, com música e com cheiro de frutas são tão seguras quanto as comuns?
Depende. O ideal é procurar o selo de institutos de certificação estrageiros (ou do próprio Inmetro) e ler as instruções, para saber se o material do qual são feitas realmente protege.
Precisa mesmo usar a camisinha no sexo oral?
Sim. Já há relatos comprovados de transmissão do vírus da Aids pelo sexo oral. Por isso, não tem outro jeito.
A camisinha é o único jeito de se proteger da AIDS?
Não. O outro método é não transar, ou fazer sexo sem contato entre os órgãos genitais.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

E quando a gente ainda não está pronto pra transar?



Quando a gente está namorando ou apenas só ficando com alguém, a gente passa a viver emoções diferentes a cada encontro que passa. Isso nunca muda. Será assim sempre que ficarmos com uma pessoa pela qual sentimos  atração física. São as emoções dos primeiros encontros amorosos. Ou então, se tivermos sorte, será assim pra sempre com a mesma pessoa a vida inteira. Aliás, dizem por aí que o segredo da felicidade no amor está em conquistar e ser conquistado todos os dias. Ai, ai.
Divagações românticas à  parte, sempre chega uma hora em que as intimidades começam. Um dia é um beijo que é um pouco mais quente; noutro dia é uma mão que é um pouco mais atrevida... E, de repente, a gente percebe que enquanto nossa cabeça pede calma, nosso corpo pede mais e mais carícias.
É comum  que fiquemos assustados nas primeiras vezes em que isso acontece. Parece que a gente não está conseguindo controlar o próprio corpo. Por outro lado, não temos certeza se estamos prontos para ter algo tão íntimo com alguém. Temos medo da gravidez, das doenças, do que as pessoas irão falar, do que o namorado ou a namorada irá pensar do nosso corpo, o que iremos a gente mesmo vai pensar da gente e por aí vai...
Muitas vezes, esses sentimentos nos fazem ter atitudes que não queremos e nosso parceiro ou parceira não nos entende o que causa frustação e até mesmo rompimento nas relações. E é aí que corre-se o risco de a garota ou o garoto acabar fazendo algo que não quer só para agradadar ou não perder o parceiro ou a parceira. E, quando falamos em relacionamentos, sempre que faz algo que não quer, você acaba machucando a pessoa mais importante da relação: você
Portanto, coleguinha, se por algum motivo, você ainda não se sente pronto para transar ou até já transa, mas não se sente pronto pra fazer algo que seu parceiro ou sua parceira pede, o melhor caminho a seguir é o da sinceridade. Seja sincero com seu par. Afinal, relacionamento é uma via de mão dupla. Se um não estiver feliz de verdade não tem como o outro estar. Caso contrário não existe um relacionamento. Se a pessoa que está com você te amar e respeitar de verdade vai entender seu tempo e saber esperar que você fique pronto ( ou que talvez jamais fique pronto) para aquilo que ele ou ela quer de você.
Nesse caso, a escolha certa será: dialogar... sempre...
Beijos no coração.
M. L.